Vicente Paulo Bisogno

Quando a vida se atravessa


Tem dias que a vida se atravessa. Você tá de boa e por qualquer coisa à toa, não interessa, ela se atravessa. Você acorda feliz, reza Pai Nosso, Ave Maria, pede proteção para todo o dia e de repente, num triz, sem nenhum aviso prévio, tudo muda e não tem remédio que acuda. Dói mais por dentro do que por fora, dá vontade de largar tudo, ir embora, mas ir para onde? Você pergunta e ninguém responde. A vida às vezes é potro manso, calmaria de remanso, porto seguro, quintal sem muro. Outras vezes é ciclone bravio, furor na correnteza dos rios, manada desenfreada na traiçoeira madrugada. A vida sempre será grande lição, aprendizado toda hora, aprende-se com quem fica e com quem vai embora. É livro que nunca fecha, tem a primeira, mas não tem a última folha, cada momento traz em si o resultado da escolha. Os pensamentos traçam os destinos, e o que parece ter dado errado é um grande aprendizado, o que você não entende hoje vai entender depois, é assim e sempre foi. Cada coisa tem seu tempo certo, e cada um também, longe ou perto, aqui ou no mais além. A Vida ora sacode e outras vezes acode, mas sempre mostra o caminho, nunca ninguém está sozinho. A vitória virá para quem insiste, resiste, persiste. Depois da lágrima sempre vem o conforto, depois da tempestade a esperança, o amor para curar dor e a fé para remover montanhas nos desafios dos embates. Concentre-se apenas no que vale a pena, combata o bom combate. Deixe de lado o que já não interessa, quando a vida se atravessa.


Mais segurança na Região Oeste  

Estão bastante avançadas as tratativas para a construção do prédio que vai sediar o Esquadrão da Brigada Militar no Bairro Tancredo Neves. Nesta quinta-feira estiveram reunidos o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, o vereador Valdir Oliveira e o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco. Na pauta, a definição dos detalhes finais do projeto arquitetônico que será encaminhado para análise, bem como a forma de execução da obra. A nova sede, mais ampla e com melhor infraestrutura, será construída na entrada do bairro, dando mais segurança a toda a região oeste de Santa Maria.

Zona de fronteira

Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal estão se mobilizando para transformar Santa Maria em zona de fronteira. Para a Cacism, que está apoiando o pedido, o interesse é pelo aumento do número de servidores, sempre melhor para a economia e pelo fortalecimento da segurança. Santa Maria tem sido rota do tráfico e da venda de drogas em grande escala. A posição geográfica da cidade é considerada estratégica para apoiar o combate em municípios que fazem limite com outros países. Representantes do Governo Federal já estão sendo contatados, na busca de apoio para a ideia.

Brigada em ação

Nos últimos 30 dias, a Brigada Militar atendeu em Santa Maria mais de 2 mil ocorrências e identificou mais de 3 mil pessoas em abordagens de diferentes formas. Como resultado, foram tirados de circulação 15 foragidos do sistema penitenciário, e outras 127 pessoas encaminhadas ao Poder Judiciário com prisões em flagrante, cumprimento de mandados judiciais e outras circunstâncias. Outro destaque feito pelo Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central, CRPO/C, coronel Cleberson Bastianello, foi a apreensão de aproximadamente 30k de drogas, praticamente 1k por dia, com maior incidência para a maconha e a cocaína.

Prevenção

Grande preocupação é também com a prevenção. Através do Programa Estadual de Resistência as Drogas e à Violência, Proerd, foram feitas palestras em 62 escolas, atingindo em torno de 1.200 crianças e adolescentes.

Pimenta com Lula e Zelensky

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Secom, o santa-mariense Paulo Pimenta, foi um dos poucos ministros que teve acesso à reunião do presidente Lula com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “Testemunhei um encontro histórico e a determinação de Lula, de não medir esforços, para ajudar a promover a paz. É doloroso ouvir relatos de guerra. A morte de crianças, de idosos, de civis e militares que pagam com suas vidas a incapacidade dos líderes mundiais de encontrar saídas que evitem as guerras. Muito triste”, comentou Pimenta.


Preocupação de bom pagador

Contribuinte encaminhou um “print” do site da prefeitura em que a parte de emissão de boleto para pagar o IPTU não estava funcionando, pelo menos na quinta-feira, dia 21. Problema, se ainda não foi resolvido, pode causar confusão e prejudicar muita gente. Além do maior interessado, o próprio município.


Muitos buracos

Um buraco incomoda muita gente. Muitos buracos incomodam muito mais. Na Rua São Paulo, no Parque Pinheiro Machado, existe uma clínica geriátrica, asilo e casa de repouso. Os deslocamentos de pacientes são constantes, para exames e consultas em unidades de atendimento. O sofrimento causado pelos solavancos é muito grande. Tá mais do que na hora de resolver. E a vida continua, nesta e em outras dimensões.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Viagem sem passaporte Anterior

Viagem sem passaporte

Entre o nada e a imortalidade Próximo

Entre o nada e a imortalidade